ENSINO DE FÍSICA COM EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS NUMA ESCOLA AGROTÉCNICA
Resumo
A pesquisa teve por objetivo estabelecer parâmetros para organizar situações de aprendizagem em física, para que os alunos vivenciem momentos de vinculação entre conhecimentos práticos da área técnica agrícola e as suas necessidades no cotidiano, usando-se equipamentos agrícolas como recurso didático. O problema de pesquisa teve como foco identificar possibilidades de uso que se apresentam para os equipamentos agrícolas no cotidiano de uma escola Agrotécnica, como recurso didático no Ensino de Física. A pesquisa baseou-se na produção e implementação em sala de aula de um Módulo Didático que tratou do tema “Uso da Estufa na Agricultura” composto por 26 horas-aula. Foram
envolvidos, como recurso didático, os equipamentos agrícolas existentes no CEFET-SVS e inseridos no Módulo Didático. Seguiu-se uma dinâmica constituída de Três Momentos Pedagógicos: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento, baseado em proposta de Delizoicov e Angotti (1991). Para cada uma das “Atividades Didáticas” foram incluídas aprendizagens no Campo Conceitual, Procedimental e Atitudinal, conforme Pozo e Crespo (1998).
Contemplamos em cada “Atividade Didática”, algumas Competências e Habilidades desejadas a serem desenvolvidas em física e preconizadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.