A TEMÁTICA “COMUNIDADES E POVOS TRADICIONAIS” EM DIÁLOGO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ATRAVÉS DA PEDAGOGIA E DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, EM UMA ESCOLA DO CAMPO
The theme “Communities and Traditional People” in dialogue with the teaching of nature sciences through pedagogy and research didactic for an integrated high school class in a rural school
Resumo
Os Povos Tradicionais e do Campo possuem saberes ancestrais e populares (e desses saberes também diversos conceitos da ciência acadêmica) arraigados em suas práticas sociais e culturais que são atacados durante séculos em um movimento da educação escolar imposta/dita como oficial do país que subalterna, silencia ou promove a invisibilidade de seus conhecimentos sobre as dinâmicas presentes dos complexos ciclos da natureza do manejo nas florestas, campos e águas (ARROYO et al., 2011; BANIWA, 2023). Atentas a essa problemática, as possíveis contribuições da aprendizagem significativa no ensino de ciências da natureza sobre a temática Povos Tradicionais e do Campo em uma escola do campo localizada no município de Osório/RS. Para isso, planejamos uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) organizada em quatro roteiros com atividades investigativas e contextualizadas de natureza teórica e prática, direcionada por uma situação problema referente a temática “Comunidades e Povos Tradicionais”.uma categorização através do método indutivo dos estudantes, isto é, categorias emergiam a partir das respostas dos estudantes. As respostas foram analisadas com o aporte da teoria dos modelos mentais - visão contemporânea da Teoria Aprendizagem Significativa (MOREIRA, 2011). Os resultados indicam evidências de aprendizagem favorecidas pela situação problema que mobilizou o conjunto de materiais potencialmente significativos planejados na SEI.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.