The A REVOLUÇÃO DA INTELIGÊNCIA GENERATIVAARTIFICIAL E O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DO CHATGPT NO CONTEXTO BRASILEIRO

The revolution of generative artificial intelligence and learning in basic education: the case of ChatGPT in the Brazilian context

Palavras-chave: ChatGPT; Ensino de Física; Formação de alunos; Formação de professores

Resumo

Nos últimos anos, o desenvolvimento e a popularização da inteligência artificial (IA) tem afetado a sociedade humana de tal modo que pode ser considerada uma revolução. A possibilidade de aumentar a produtividade nas mais diversas áreas tem atraído a atenção de estudiosos e pesquisadores em todo o mundo. Um caso particular é o ChatGPT, uma IA generativa lançada pela companhia OpenAI em novembro de 2022. Sua capacidade de gerar textos em linguagem natural sobre os mais variados temas tem suscitado discussões sobre sua utilização ou proibição em sala de aula. Neste sentido, este trabalho analisou a opinião de professores de Física do ensino fundamental e médio, sobre como o ChatGPT pode influenciar o aprendizado de Física e a formação dos alunos. O estudo considerou a região de atuação dos professores, o tempo de serviço, o tipo de escola - pública ou privada, e o conhecimento e/ou uso da ferramenta. Os resultados sugerem que o uso do ChatGPT pode influenciar positivamente no aprendizado de Física e na formação dos alunos. Contudo, também indicam a necessidade de treinamento específico para que os professores possam se adaptar ao uso da ferramenta.

Publicado
2024-04-27