UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS BASEADAS NA INTERDISCIPLINARIDADE SOBRE A TEMÁTICA ELETRICIDADE: INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Potentially significant teaching units based on interdisciplinarity on the subject of electricity: investigating the conceptions of students of the higher education degree in natural sciences

  • Ronald dos Santos Merlim Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci
  • Helen Sant’ana dos Santos Ribeiro Freitas Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
  • Alex Ribeiro Maciel da Silva Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro
  • Juliana Monteiro da Silva Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro
Palavras-chave: UEPS, Mapas conceituais, Eletricidade, Interdisciplinaridade

Resumo

A fim de abordar os conceitos sobre eletricidade envolvida nas pilhas de Daniell e nos processos de oxirredução foi elaborado um minicurso intitulado “A química e a física por trás da eletricidade”, com a finalidade de fornecer uma visão concomitante dos aspectos químicos e físicos da temática eletricidade. Os cursistas do minicurso foram os alunos do primeiro e segundo períodos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro. Esse público foi escolhido, pois o minicurso seria uma ferramenta auxiliar na revisão de conteúdos apreendidos anteriormente no ensino médio ou um reforço para aqueles que desejassem. As análises qualitativas e quantitativas dos mapas conceituais dos alunos constataram que os conteúdos de pilhas, corrosão e eletrólise foram melhores compreendidos, enquanto que os conteúdos de circuito elétrico, resistência e tensão foram mais difíceis mesmo quando explicados separadamente ou dentro do contexto das pilhas ou da eletroquímica. Desse modo, é preciso continuar a usar metodologias ativas principalmente no ensino da física quando abordado de modo disciplinar ou interdisciplinar, como ocorreu neste trabalho. Os cursistas elogiaram a proposta do minicurso e sugeriram como melhoria um maior tempo para melhor aprendizagem e aproveitamento, e também atividades totalmente presenciais, pois tiveram dificuldades nas atividades assíncronas.

Publicado
2024-08-31