MENINAS CIENTISTAS: OFICINAS DE QUÍMICA COMO FERRAMENTA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE GOIÁS
Scientists Girls: Chemistry Workshops as a Science Teaching Tool for Elementary School Students in the Public Education of State of Goiás
Resumo
O presente trabalho de relato de experiência apresenta resultados do projeto Meninas Cientistas que realizou oficinas de Química como ferramenta de Ensino de Ciências para alunas da segunda fase do ensino fundamental, de três escolas públicas de Uruaçu, no Estado de Goiás, no Brasil. As atividades experimentais foram realizadas através de cinco oficinas envolvendo aprendizagem de aspectos básicos no laboratório de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Uruaçu, além da produção de sabonetes, xampus e aromatizantes de ambiente. Todas as atividades aqui descritas tiveram o objetivo de levar as alunas a uma aprendizagem significativa, por meio da participação guiada, interação, articulação entre teoria e prática e discussão de conceitos de forma investigativa. As alunas mostraram-se empenhadas e motivadas durante a execução das atividades e notou-se que as etapas do projeto proporcionaram as alunas apropriar-se dos conhecimentos científicos inerentes às Ciências da Natureza e suas tecnologias.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.