A ROBÓTICA EDUCACIONAL EM UMA UEPS PARA O ENSINO DE ESTÁTICA
Educational robotics in a (PMTU) for teaching statics
Resumo
Este artigo descreve o desenvolvimento e os resultados obtidos de uma pesquisa voltada para a construção e a aplicação de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) desenvolvida na disciplina de Física, junto a uma turma do segundo ano do curso Técnico em Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus de Passo Fundo, utilizando-se, como principal recurso, o kit de robótica educacional LEGO. As motivações para esta iniciativa residem na perspectiva de que a robótica educacional pode contribuir com a promoção de um ensino de física mais atrativo, contextualizado, coerente com a realidade dos estudantes e próximo das tecnologias que permeiam o universo da educação. A metodologia utilizada foi norteada pelas teorias da pesquisa qualitativa, com procedimentos bibliográficos, de pesquisa-ação e experimentais. Os resultados desta pesquisa foram obtidos por meio da aplicação da UEPS e da análise de questionários abertos. Foi possível identificar junto ao engajamento e o interesse dos estudantes, o desenvolvimento da capacidade de relacionar a física com o cotidiano, o protagonismo e a iniciativa de enfrentar os desafios, reafirmando a importância dessas iniciativas em prol da melhoria do ensino da física.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.