A INFLUÊNCIA DO JOGO CATALISADOR DE CONTEÚDO SOBRE O TEMA ÁGUA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

The influence of the content catalyst game on the theme of water in the teaching-learning process of elementary school II students

  • Mariana Monteiro Soares Crespo de Alvarenga
  • Gerson Tavares do Carmo
Palavras-chave: Jogo, Recurso Lúdico, Aprendizado, Catalizador

Resumo

O objetivo é apresentar a aplicabilidade do “Jogo catalisador de conteúdos: purificando as águas do Reino Atlantis” para o 6º ano do Ensino Fundamental, quanto à sua eficiência no aprendizado do tema água. A metodologia, de natureza quantitativa, aconteceu em duas escolas, A e B. Na ocasião, houve interação do conteúdo com o jogo e aulas tradicionais. O jogo influenciou no aprendizado de 79,6% dos estudantes, porém, não houve grande diferença estatística entre os aprendizados finais dos estudantes que não participaram do jogo, contando com 76,2%. Com essa perspectiva, mesmo que os resultados também tenham sofrido influência amostral, pôde-se concluir que os jogos oferecem ao estudante o recurso de serem participativos no aprendizado.

Publicado
2024-08-29