ENSINANDO RAJADAS DE VENTO COM O AUXÍLIO DE DADOS EMPÍRICOS

Teaching Wind Gusts with the Aid of Empirical Data

  • Lucio Ângelo Vidal IFMT
  • andreia da silva tavares
  • josé vinícius da costa filho
Palavras-chave: Rajada de vento, Ensino, Caracterização estatística

Resumo

O objetivo deste artigo foi mediar conhecimentos sobre rajadas de vento em uma experiência de ensino ocorrida em uma aula de Física realizada com treze discentes de Engenharia de uma instituição pública que contempla o ensino superior no município de Cuiabá. Nesse sentido, foi ministrada uma aula com definição do conceito, identificação do fenômeno no código METAR e dados empíricos relativos às ocorrências na cidade. Como resultados da avaliação de aprendizagem, verificou-se que houve um aproveitamento satisfatório na grande maioria das perguntas do questionário de avaliação aplicado aos discentes. Entende-se que há um grande potencial em aproximar a aula de Física das experiências de ensino direcionadas à Meteorologia, pois há na atualidade uma grande necessidade de se desmitificar a compreensão de fenômenos oriundos desta ciência.

Biografia do Autor

Lucio Ângelo Vidal, IFMT

Cursou Eletrônica pela ETFPE, Formação técnica em meteorologia pela EEAR.  Cursos de graduação em Física e Ciências Contábeis pela UFMT, Mestrado e Doutorado em Física Ambiental. Professor de Física do IFMT do Mestrado profEPT Cuiabá do IFMT/IFES.

josé vinícius da costa filho

professor do IFMT Campus Cuiabá

Publicado
2024-08-29