O IMPACTO DO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) NO DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

The Impact of the National Professional Master's Degree in Physics Teaching on the Development of Works on Digital Information and Communication Technologies

  • Marcelo Esteves de Andrade Instituto Federal do Espirito Santo (IFES)
  • Alessandra Aparecida Viveiro
  • João Vilhete Viegas D'Abreu
Palavras-chave: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Estado da Arte

Resumo

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa de pós-graduação strictu-senso voltado para professores de Física que atuam na Educação Básica de nosso país. Esta ação envolve uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e contempla várias instituições de ensino superior espalhadas por todas as regiões do país. Uma das ênfases da proposta pedagógica deste programa é a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) aos processos de ensino e aprendizagem em Física. Neste artigo, que é um recorte de um Estado da Arte mais amplo sobre TDIC no Ensino de Física, apresentamos alguns dados que evidenciam como o MNPEF tem fomentado o desenvolvimento de trabalhos que envolvem a utilização das TDIC no contexto das escolas da Educação Básica em nosso país.

Publicado
2024-08-26