EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA ERA DA PÓS-VERDADE: O TERRAPLANISMO
Science Education in the Post-Truth Era: flat Earth
Resumo
O tema do terraplanismo apresenta uma série de desafios para toda a sociedade. Nesse contexto, elaborou-se uma sequência didática composta de 9 aulas voltada para estudantes do ensino médio de uma escola pública localizada no sul do estado de Minas Gerais. A sequência didática foi construída a partir do tema terraplanismo, e este foi problematizado e articulado com conteúdos de Física e Astronomia. A sequência didática ofereceu um contexto especial para desenvolver uma pesquisa orientada pela seguinte questão: que compreensões sobre a ideia de terraplanismo vão sendo construídas por alunos participantes da aplicação de uma sequência didática sobre o tema? Este é um estudo de cunho qualitativo. Foram obtidos dados a partir de questionários respondidos pelos alunos e de anotações feitas pelos professores/pesquisadores. Os resultados indicam que os alunos possuem uma pré-disposição para não se envolver com o terraplanismo. Todavia, também é evidente que eles se ressentem da ausência de conhecimento científico para sustentar considerações sobre o formato da Terra. Os dados indicam que os estudantes se ressentem de conhecimentos científicos que lhes ofereçam possibilidades concretas de sustentar argumentos em favor da Ciência, sendo este um movimento silencioso e perigoso nos dias atuais, em especial
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.