FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS: PERCEPÇÃO DO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA OS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIDADE
Science Teacher Formation: Perception of Astronomy Teaching for the First Years of Education
Resumo
Nosso objetivo principal nesta pesquisa foi compreender como estudantes de um curso de Pedagogia, de uma universidade pública do estado de São Paulo, relacionam as sugestões de temas astronômicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com seus planejamentos docentes. Para isso, em uma disciplina em que a temática fora abordada, solicitamos que elaborassem planos de aula sobre astronomia. Participaram da pesquisa 32 alunas, cujos dados analisados indicaram que, mesmo após terem obtido informações específicas sobre as orientações acerca do ensino de astronomia sugeridos pela BNCC, as futuras pedagogas não assumiram o documento como normativo, desconsiderando-a para a elaboração de seus planejamentos, assim como evitaram a literatura sobre o ensino de temas astronômicos, vindo a replicar o ensino tradicional que provavelmente vivenciaram ainda enquanto estudantes da educação básica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.