ENSINO INVESTIGATIVO PARA OS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DOS MICROPLÁSTICOS NOS OCEANOS
Investigative teaching for the final years of elementary school on the consequences of microplastics in the oceans
Resumo
A poluição ambiental por plásticos não é novidade. Há décadas se fala da importância da reciclagem desse material para que a poluição diminua. Porém, hoje em dia sabe-se que com a ação do tempo, entre outros fatores, os plásticos são reduzidos a níveis microscópicos (< 5 mm de espessura) – os chamados microplásticos. O termo foi instituído nas duas últimas décadas, quando foram intensificados os estudos que encontraram o material na neve superficial na Antártica. Além disso, sabe-se que devido ao seu tamanho os microplásticos são facilmente absorvidos e ingeridos por diversos seres vivos inclusive humanos. Devido aos problemas ambientais e de saúde ocasionados ao ambiente e à população, o presente estudo visou conscientizar e provocar a discussão sobre o assunto nas salas de aula da educação básica pública. Para isso, foram desenvolvidas, através de metodologia ativa, uma sequência didática investigativa composta por oito atividades. O trabalho foi desenvolvido com duas turmas do 7º ano do ensino fundamental. Após a aplicação das atividades foi possível observar a mudança de comportamento dos alunos, comprovando que o ensino investigativo pode contribuir com a sensibilização e cientificação de temas em sala de aula. É fundamental que os professores tenham um olhar diferenciado na educação, buscando estratégias que tornem os alunos mais interessados e conscientes ambientalmente.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.