POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE QUÍMICA NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Potentialities of an investigative teaching sequence in chemistry teaching in promoting scientific literacy
Resumo
Este trabalho, realizado em uma abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar potencialidades de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) para promoção da alfabetização científica de estudantes de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A SEI, desenvolvida a partir do tema “propriedades físicas e químicas e seu uso na identificação de substâncias”, foi estruturada nas seguintes etapas: (i) leitura e discussão de um texto; (ii) o problema proposto; (iii) o experimento investigativo; (iv) sistematização dos conhecimentos construídos; e (v) o debate. Os dados foram coletados por meio de observação participante, questionário, gravação de áudios e produções dos estudantes. Os dados foram categorizados com base nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Utilizamos os indicadores propostos por Sasseron e Carvalho para evidenciar a alfabetização científica dos estudantes durante as atividades da SEI. A partir da análise das potencialidades da SEI, concluímos que o ensino de ciências por investigação contribui para despertar o interesse e o espírito científico dos estudantes, corroborando assim para um aprendizado significativo e para promoção da alfabetização científica. Diferentes indicadores da alfabetização científica foram evidenciados nas falas e produções dos estudantes, sendo mais recorrentes o “levantamento de hipóteses” e a “explicação”.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.