POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE QUÍMICA NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Potentialities of an investigative teaching sequence in chemistry teaching in promoting scientific literacy

  • Juliana Helena Moreno Ventura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-0302-8979
  • Pedro Miranda Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Palavras-chave: ensino por investigação, ensino de química, alfabetização científica

Resumo

Este trabalho, realizado em uma abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar potencialidades de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) para promoção da alfabetização científica de estudantes de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A SEI, desenvolvida a partir do tema “propriedades físicas e químicas e seu uso na identificação de substâncias”, foi estruturada nas seguintes etapas: (i) leitura e discussão de um texto; (ii) o problema proposto; (iii) o experimento investigativo; (iv) sistematização dos conhecimentos construídos; e (v) o debate. Os dados foram coletados por meio de observação participante, questionário, gravação de áudios e produções dos estudantes. Os dados foram categorizados com base nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Utilizamos os indicadores propostos por Sasseron e Carvalho para evidenciar a alfabetização científica dos estudantes durante as atividades da SEI. A partir da análise das potencialidades da SEI, concluímos que o ensino de ciências por investigação contribui para despertar o interesse e o espírito científico dos estudantes, corroborando assim para um aprendizado significativo e para promoção da alfabetização científica. Diferentes indicadores da alfabetização científica foram evidenciados nas falas e produções dos estudantes, sendo mais recorrentes o “levantamento de hipóteses” e a “explicação”.

 

Biografia do Autor

Juliana Helena Moreno Ventura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo. Foi bolsista PIBID/CAPES, com projeto focado em abordagem CTS para o Ensino de Química. Mestre do Programa de Metrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Química, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo.

Pedro Miranda Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Licenciado e Bacharel em Química.   Mestrado e Doutorado em Química Inorgânica pela USP.   Professor titular do Departamento de Ciências e Matemática do IFSP, câmpus São Paulo.  Atua como professor e orientador no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e do curso de graduação Licenciatura em Química.    Atuou com coordenador de área de Química do PIBID de 2010 a 2018.  Foi coordenador do curso de Licenciatura em Química no período de 2009 a 2012.  Foi coordenador do Mestrado em Ensino no biênio 2017-2018.

Publicado
2024-08-29