ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DA FÍSICA UNIVERSITÁRIA BÁSICA
Contextualized approach in the teaching of basic university physics
Resumo
Neste trabalho, busca-se compreender uma experiência de ensino de física, realizada nas disciplinas Conceitos de Física A, B, C e D, do Curso de Física da UFBA, cujas ementas prescrevem o uso da abordagem contextualizada no ensino da física universitária básica. Essa busca é realizada a partir dos relatos de docentes dessas disciplinas, referentes à suas próprias experiências de docência, após a inclusão das mesmas no Curso de Física, diurno, modalidades licenciatura e bacharelado, e noturno, modalidade licenciatura, em 2016. A investigação foi orientada pelo paradigma fenomenológico, tendo como estratégia prioritária de coleta de dados as entrevistas abertas. Essas entrevistas foram realizadas com quatro docentes e registradas por meio de gravações de áudio, com a análise e interpretação dos dados realizadas segundo o processo de redução fenomenológica. Foram analisados dados obtidos em resposta à pergunta norteadora da pesquisa, a partir dos quais emergiram cinco categorias de análise (Inserção de História e Filosofia da Ciência (HFC), Experimentação, Matematização, Materiais ou Recursos Didáticos, e Dificuldades). A partir dessas categorias, pudemos compreender que a inclusão das disciplinas Conceitos de Física A, B, C e D, no Curso de Física, diurno, modalidades licenciatura e bacharelado, e noturno, modalidade licenciatura - como extensão da experiência de ensino realizada no Curso de Física, Licenciatura, noturno, através das Físicas Básicas I, II, III e IV, entre 1999 e 2015 – está se mostrando uma experiência desafiadora, em desenvolvimento. Essa experiência é um exemplo de abordagem contextualizada, com utilização de HFC associada à experimentação e à matematização, no ensino de ciências ou, mais especificamente, no ensino da física universitária básica. Tal abordagem é acompanhada de dificuldades ou limitações de natureza acadêmica ou administrativa, entre as quais a insuficiência de materiais ou recursos didáticos, adequados a essas disciplinas, e a persistente carência de um número suficiente de professores com formação para pesquisar e ensinar sobre história da ciência, ou, considerando a existência de alguns, a não disponibilidade permanente de tais docentes para ministrar disciplinas dessa natureza.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.