EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS PÓS-MODERNOS – POR UMA EDUCAÇÃO QUE VALORIZE E ENRIQUEÇA A EXPERIÊNCIA DAS CRIANÇAS NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
Scientific and technological education in Early Childhood Education in post-modern times – for an education that values and enriches children’s experience from a Freirean perspective
Resumo
Há muitos desafios a serem enfrentados na Educação Infantil em tempos de pós-modernidade como: a superação do pensamento individualista, que incentiva a descrença na ciência e nos seus processos investigativos, a desvalorização das instituições de ensino infantil, pois para a narrativa pós-moderna, esses são espaços apenas de cuidado, a superação do pensamento que desvaloriza as culturas infantis compreendendo a criança pequena numa perspectiva de consumo, entre outros. A proposta para a superação dos desafios discutidos nesse texto é o desenvolvimento de uma educação científica e tecnológica crítica desde a infância, desenvolvida nos espaços das instituições de educação infantil, que pode colaborar com o desenvolvimento de um pensamento coletivo e cidadão, que valorize a criança, suas pesquisas, suas perguntas e seu olhar peculiar sobre o mundo que a cerca. Essa construção é algo que se dá progressivamente e o referencial teórico de Paulo Freire e sua pedagogia podem colaborar com esse desenvolvimento. A experiência de um Centro Municipal de Educação Infantil do município de Curitiba, que desenvolveu experiências com a educação científica e tecnológica com base nas categorias da pedagogia freireana, mostram que é possível envolver a criticidade, a dialogicidade, a curiosidade epistemológica e os saberes dos educandos nas propostas de trabalho com as crianças pequenas na possibilidade de valorizar suas potencialidades e suas infâncias vividas na instituição de ensino. O objetivo desse artigo é analisar as narrativas docentes, com base na metodologia da análise de discurso, para exemplificar que a educação científica crítica e libertadora pode ser uma resposta aos desafios da pós-modernidade.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.