ANALISANDO O POTENCIAL DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA COMO ABORDAGEM PARA O ENSINO DE GENÉTICA BÁSICA EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO

Analyzing the potential of the History and Philosophy of Science as an approach to teaching basic genetics in a high school class

  • Hugo Cássio Aquino Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMaT
  • Iury Henrique Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMaT
  • Geraldo Wellington Rocha Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMaT
Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência. Sequência Didática. Genética Básica. Abordagem de Ensino.

Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a percepção dos estudantes de uma escola pública no 3° ano do ensino médio, acerca dos conteúdos conceituais relacionados à Genética Básica (Hereditariedade, Genética Mendeliana e Estrutura e Função do DNA), utilizando a História e Filosofia da Ciência (HFC) como abordagem de ensino.  Para isso, foi elaborada e desenvolvida uma Sequência Didática (SD) acompanhada por diversas estratégias e recursos didáticos. Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram caracterizados por uma abordagem qualitativa e exploratória explicativa. Foram utilizados como instrumentos e técnicas para a coleta de dados: as respostas e falas dos estudantes em relação às problematizações e percepções sobre o conteúdo ao longo das aulas, além das respostas a partir do uso de ferramentas digitais, como o Mozaik 3D e o Kahoot, e um questionário impresso contendo perguntas abertas sobre a estrutura e função do DNA, com base na HFC. Para analisar os dados desta pesquisa, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), a partir de três categorias pré-estabelecidas com suas respectivas subcategorias emergentes: 1. Incorporação da HFC no ensino de Genética Básica; 2. Potencialidades da abordagem histórica e filosófica para o ensino de Genética; 3. Avaliação do impacto da HFC como abordagem de ensino para a compreensão dos conteúdos de Genética Básica. A análise da primeira categoria indicou que os estudantes demonstraram compreensão e análise crítica dos conteúdos quando se utilizou a HFC como abordagem de ensino. Na segunda categoria, o estudo de alguns conceitos de Genética, na perspectiva histórica, permitiu aos estudantes expressarem suas percepções sobre as questões éticas, sociais e culturais do conteúdo proposto. Na última categoria, as ferramentas digitais Mozaik 3D e Kahoot foram essenciais para avaliar a compreensão dos conteúdos, resultando em maior participação e motivação dos estudantes.

Publicado
2024-08-29