ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLARIZAÇÃO DOMICILIAR: ENTENDIMENTOS E DESAFIOS
Science Education in homeschooling: understandings and challenges
Resumo
Este estudo aborda a prática da Escolarização Domiciliar (ED) em Brasília, com foco no Ensino de Ciências com objetivo de identificar famílias que desenvolvem a ED e compreender de que modo é desenvolvido o Ensino de Ciências às crianças e adolescentes. Ampliada nos Estados Unidos devido a críticas ao sistema educacional convencional, a ED no Brasil engloba mais de 35 mil famílias e 70 mil crianças, enfrentando debates sobre sua legalização. As motivações incluem preocupações com o ambiente escolar, metodologias personalizadas, razões religiosas entre outras. No âmbito de uma pesquisa qualitativa, foi investigado, por meio de questionário enviado às famílias que praticam a ED, as principais motivações e estratégias dessa abordagem. A pesquisa identificou um cenário preocupante de um Ensino de Ciências mediado por pessoas não vinculadas à área científica, e que as famílias enfrentam desafios específicos, revelando a necessidade de suporte educacional devido a falta de recursos didáticos e laboratoriais, ausência de padrões avaliativos de aprendizagem, exacerbação de crenças pessoais na aprendizagem científica e grande influência religiosa. A diversidade de abordagens metodológicas também é evidenciada, ressaltando a importância de regulamentação e fiscalização governamental para garantir a qualidade do Ensino de Ciência na ED. As análises também destacam a necessidade de mais pesquisa e intervenções para fortalecer a qualidade do Ensino de Ciências no contexto da Escolarização Domiciliar no país para formação de cidadãos ativos socialmente.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.