SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA DISCUSSÃO DO CONCEITO DE CORRENTE ELÉTRICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APORTES DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Didactic Sequence for discussion of the concept of electric current in basic education: contributions from the history and philosophy of science and meaningful learning
Resumo
Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza translacional, a qual buscou construir, aplicar e analisar uma Sequência Didática (SD), fundamentada, principalmente, na teoria de aprendizagem significativa, que utilizou-se de tópicos de História e Filosofia da Ciência (HFC) para elaboração de uma proposta de produto educacional com foco nas discussões de conteúdos de e sobre corrente elétrica no ensino médio. A proposta foi implementada em uma turma do ensino médio de uma escola pública na cidade de Campo Maior, interior do Piauí. Como principais dados, podemos destacar dois principais grupos, a saber: (1) aprendizagem de elementos da Natureza da Ciência dentro do produto educacional e (2) aprendizagem de conteúdos relacionados ao campo da corrente elétrica. Sobre o primeiro, por exemplo, podemos citar a observação de indícios da existência de uma visão mais apurada sobre a mutabilidade, a não neutralidade e não absolutismo na Ciência. Já, o segundo grupo, destacamos que é possível perceber que os estudantes demonstraram ter estabelecidos conceitos adequados em relação a corrente elétrica e seus efeitos, tanto na escala macroscópica quanto microscópica. Por fim, acreditamos que este trabalho pode trazer ganhos ao ensino de Física, de modo geral, e ao de corrente elétrica, em específico, pois além de ser um instrumento para contribuir para a formação de uma visão congruente com a cientificamente aceita, ele também auxilia na desmistificação de ideias questionáveis sobre a Ciência.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.