ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA BASEADA NA ESPIRAL CONSTRUTIVISTA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA

Analysis of a chemistry teaching proposal based on the constructivist spiral: contributions to scientific argumentation

Palavras-chave: Argumentação, Casos Investigativos, Espiral Construtivista, Ensino Superior de Química

Resumo

No presente trabalho exploramos o funcionamento da Metodologia Ativa (MA) de aprendizagem conhecida como Espiral Construtivista (EC). Esta abordagem se baseia em teorias construtivistas de educação, utilizando disparadores de aprendizagem para fomentar discussões em ambientes educacionais. Nossa investigação visa avaliar os fundamentos e conceitos introduzidos por meio do modelo argumentativo proposto por Clark e Sampson (2008). Com base nisso, partimos do princípio de que empreender intervenções didáticas utilizando-se a EC como norteadora de discussões pode contribuir para a promoção de argumentos de caráter científico no ensino superior. Desse modo, nos dedicamos a analisar discussões assíncronas de graduandos em Ciências da Natureza, ocorridas por meio de fóruns de discussão online no contexto de uma disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências Naturais, na resolução de casos investigativos ilustrados. Pela análise pudemos inferir que práticas argumentativas foram consideravelmente estimuladas diante do contexto didático traçado. Embora tenhamos identificado uma qualidade de fundamentos inferior ao esperado, consideramos positivos os resultados da qualidade conceitual apresentados, com a presença de concepções normativas e multinormativas, demonstrando que atividades investigativas pautadas na EC oportunizam a produção de argumentos coerentes com a linguagem científica e com o desenvolvimento de uma investigação.

Biografia do Autor

Nelson Nunes da Silva Lopes Júnior, UFPI

Possui graduação em Química pelo Instituto Federal do Piauí (2018) e é Especialista em Ensino de Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Possui mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química.

Luciana Nobre de Abreu Ferreira, UFPI

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2006), mestrado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo - IQSC/USP (2009) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2012). É docente da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Química do Centro de Ciências da Natureza e coordena o Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências - NUPEC/CCN/UFPI. Atua, em nível de graduação, nos cursos de Química e Ciências da Natureza, e em nível de pós-graduação, no Programa de Pós-graduação em Química, no qual orienta investigações na área de ensino de ciências/química.

Publicado
2024-12-26