PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONTEÚDO DE MICROBIOLOGIA E SUAS ABORDAGENS: DA SALA DE AULA AO LABORATÓRIO
High school students’ perception of Microbiology content and its approaches: from the classroom to the laboratory
Resumo
A Microbiologia é um tema diretamente relacionado ao cotidiano do aluno e fundamental para a formação cidadã. No entanto, ainda é frequentemente abordada de maneira teórica, superficial e abstrata na Educação Básica. Diante disso, o objetivo deste estudo foi investigar a percepção de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada na área urbana de Carangola-MG sobre o conteúdo de Microbiologia e analisar o impacto de atividades práticas e problematizadas no processo de aprendizagem desse tema. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa, com caráter descritivo e exploratório, fundamentada em estratégias de extensão universitária. A metodologia envolveu questionários para avaliar conhecimentos prévios e percepções, além de atividades práticas no laboratório de Microbiologia. Foi observado que 46% dos alunos participantes afirmaram saber “um pouco” sobre o que é a Microbiologia, enquanto outros 46% apresentaram desconhecimento acerca do que se trata esta área. No entanto, não apresentaram dificuldade em definir o que é um microrganismo e citar exemplos de vida microbiana. Um total de 98% dos alunos associou os microrganismos ao próprio corpo ou ao ambiente ao seu redor, enquanto 86% os relacionou principalmente a doenças e à deterioração de alimentos. Observou-se que o livro didático foi o principal recurso utilizado nas aulas sobre microrganismos na escola e que 78% dos alunos apresentavam dificuldades em expressar sua compreensão sobre o tema, sobretudo devido à falta de conexão do conteúdo com o cotidiano e à impossibilidade de visualizá-los. Após a realização de oficinas práticas, todos os alunos afirmaram que essas atividades tornaram o conteúdo de Microbiologia mais atrativo. Esses resultados indicam que os alunos participantes possuem um conhecimento satisfatório sobre os microrganismos, porém possuem dificuldades para expressá-lo, e que as aulas experimentais e as atividades problematizadas são excelentes estratégias para o ensino de Microbiologia. Portanto, destaca-se a importância de criar espaços adequados, garantir as condições necessárias e incentivar a formação continuada de professores da Educação Básica para assegurar a implementação efetiva dessas práticas nas escolas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.