ZONAS DE CONVERGÊNCIA DO ATLÂNTICO SUL EM UMA AULA DE FÍSICA GERAL

Convergence Zones of the South Atlantic in a General Physics Class

  • Lucio Ângelo Vidal IFMT
  • wictória pereira
  • andreia tavares
Palavras-chave: Ensino de ZCAS, Ensino de Meteorologia, Meteorologia em Aula de Física

Resumo

Este artigo teve como objetivo mediar o aprendizado sobre zona de convergência do atlântico sul (ZCAS), articulando teoria e prática para um público de dezoito estudantes de Engenharia de uma instituição pública de ensino superior em uma aula de Física Geral 2. Para atingir o objetivo, realizou-se em cerca de duas horas durante um encontro da disciplina uma explanação sobre o conceito de ZCAS e sobre o código METAR, neste último caso para esclarecer as codificações existentes e identificar onde se encontravam as variáveis relevantes para o entendimento da ocorrência do fenômeno. Aponta-se como parte dos resultados o êxito de pelo menos 55,5% dos estudantes nas seis primeiras questões de natureza teórica do teste de avaliação de aprendizagem referente ao ensinamento de como constatar o fato. São necessárias cada vez mais experiências de ensino que promovam o aprendizado de fenômenos ligados à compreensão do meio ambiente para que se possa entender o que é verdade ou mentira em relação ao que se veicula em diversos canais de comunicação sobre interdependência entre diferentes variáveis relacionadas à Meteorologia.

Biografia do Autor

Lucio Ângelo Vidal, IFMT

Cursou Eletrônica pela ETFPE, Formação técnica em meteorologia pela EEAR.  Cursos de graduação em Física e Ciências Contábeis pela UFMT, Mestrado e Doutorado em Física Ambiental. Professor de Física do IFMT do Mestrado profEPT Cuiabá do IFMT/IFES.

Publicado
2024-12-26