ZONAS DE CONVERGÊNCIA DO ATLÂNTICO SUL EM UMA AULA DE FÍSICA GERAL
Convergence Zones of the South Atlantic in a General Physics Class
Resumo
Este artigo teve como objetivo mediar o aprendizado sobre zona de convergência do atlântico sul (ZCAS), articulando teoria e prática para um público de dezoito estudantes de Engenharia de uma instituição pública de ensino superior em uma aula de Física Geral 2. Para atingir o objetivo, realizou-se em cerca de duas horas durante um encontro da disciplina uma explanação sobre o conceito de ZCAS e sobre o código METAR, neste último caso para esclarecer as codificações existentes e identificar onde se encontravam as variáveis relevantes para o entendimento da ocorrência do fenômeno. Aponta-se como parte dos resultados o êxito de pelo menos 55,5% dos estudantes nas seis primeiras questões de natureza teórica do teste de avaliação de aprendizagem referente ao ensinamento de como constatar o fato. São necessárias cada vez mais experiências de ensino que promovam o aprendizado de fenômenos ligados à compreensão do meio ambiente para que se possa entender o que é verdade ou mentira em relação ao que se veicula em diversos canais de comunicação sobre interdependência entre diferentes variáveis relacionadas à Meteorologia.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.