EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA NO BAIXO TOCANTINS

Environmental education: a case study in a riverside community in lower tocantins

  • Tacilene Gomes Ribeiro Universidade Federal do Pará- Campus Universitário do Tocantins/Cametá
  • Camile Amaral Pinto Universidade Federal do Pará- Campus Universitário do Tocantins/Cametá
  • Samanta Barra dos Santos Universidade Federal do Pará- Campus Universitário do Tocantins/Cametá
  • Andreza de Lourdes Souza Gomes Universidade Federal do Pará- Campus Universitário do Tocantins/ Cametá
Palavras-chave: Educação ambiental; Comunidade ribeirinha; Resíduos sólidos.

Resumo

A educação ambiental é crucial para a preservação do meio ambiente, sendo uma valiosa ferramenta para qualidade de vida das comunidades tradicionais. Este estudo objetivou sensibilizar os alunos da comunidade ribeirinha da ilha Itaúna por meio da educação ambiental no ensino de ciências. A pesquisa desenvolveu-se na ilha de Itaúna do município de Cametá-PA, a metodologia aplicada foi a quali-quantitativa, com entrevistas com os ribeirinhos para a identificação dos perfis e qualidade de vida destes. Com os dados, foi realizado uma proposta didática dos Três Momentos Pedagógicos (3 MPs), com alunos do 7º ano da E.M.E.I.F Itaúna de Baixo. Através da abordagem lúdica no ensino, os alunos adquiriram conhecimentos valiosos sobre conservação ambiental, que podem ser levados para suas famílias e aplicados no ambiente em que vivem contribuindo para sua preservação, e melhoria da qualidade de vida da comunidade. Os moradores da ilha enfrentam desafios relacionados à falta de saneamento básico, o que acarreta prejuízos tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população local. O sistema respiratório é afetado devido à queima de resíduos sólidos, sendo os problemas pulmonares os mais frequentes e que resultam em óbitos, além disso, a contaminação da água tem gerado problemas intestinais.

Publicado
2024-12-26