OS MOMENTOS PEDAGÓGICOS ASSOCIADOS ÀS DINÂMICAS DE GRUPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ENSINO DA ÓPTICA
The pedagogical moments associated to group dynamics: an account of experience with teaching optics
Resumo
Este trabalho de pesquisa apresenta uma estratégica de ensino para a abordagem de conceitos da óptica a partir da temática “Visão e suas anomalias”. A pesquisa foi desenvolvida no contraturno em uma escola pública da cidade de Campo Grande-MS, com adesão de 15 alunos oriundos do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio. Durante o desenvolvimento da pesquisa, articularam-se os Três Momentos Pedagógicos (3MP), por meio de dinâmicas de grupo, para
abordar elementos do contexto escolar e social dos educandos. Ao longo do desenvolvimento das dinâmicas, foram realizadas rodas de conversa que propiciaram momentos de reflexão com os educandos, permitindo confrontarem suas ideias e concepções sobre como as anomalias visuais afetam o dia a dia das pessoas e as dificuldades por elas enfrentadas na busca de tratamento, em particular, pela população menos favorecida economicamente. Realizou-se a coleta de dados, a
partir de relatos orais e escritos, durante os momentos pedagógicos Problematização Inicial (PI) e Aplicação do Conhecimento (AC), sendo analisados em uma abordagem descritiva. A partir dos relatos analisados durante o momento pedagógico AC, pode-se observar uma compreensão ampliada da realidade e incorporada ao aprendizado, que culminou na construção de um discurso crítico social pelos educandos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.