ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Rotation through learning stations: a didactic sequence on biological evolution in elementary school
Resumo
Evolução biológica é o eixo norteador de todos os temas de biologia, daí a importância de se criar estratégias que despertem o interesse dos alunos pelo tema e permitam uma melhor compreensão dos conteúdos. O presente trabalho apresenta uma Sequência Didática (SD) sobre temas de evolução biológica, utilizando a estratégia de metodologias ativas de rotação por estações de aprendizagem e voltada para alunos das séries finais do ensino fundamental II. A SD foi composta por um primeiro momento de resgate de conhecimentos prévios por meio da estratégia de tempestade de ideias com a qual a professora elaborou um mapa mental junto com os alunos. Em seguida, foram quatro estações que versavam sobre fósseis como evidências da evolução, evolução humana, teorias evolutivas e seleção natural e a temática foi concluída com um questionário avaliativo. Por ser uma aula mais dinâmica, os alunos demonstraram bastante interesse em participar e gostaram das atividades propostas em cada estação. A avaliação apresentou cerca de 80% de acertos, o que demonstra que os alunos tiveram um bom aproveitamento do conteúdo proposto. Com esta atividade foi possível observar a importância em se diversificar as metodologias de ensino e que essa pode ser uma estratégia importante para tornar o conteúdo mais dinâmico e interessante, colaborando com uma aprendizagem mais significativa e consolidada.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.