EXPERIMENTAÇÃO POR INVESTIGAÇÃO: UMA ALTERNATIVA PARA O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO NO ESTUDO DE SOLUÇÕES

Experimentation by investigation: na alternative for exercising scientific thiking in the study of solutions

  • Rafaelly Nascimento Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) https://orcid.org/0009-0007-4161-9247
  • Caroline de Goes Sampaio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Francisco Audisio Dias Filho
Palavras-chave: Pensamento científico; Experimentação; Investigação; Cotidiano.

Resumo

A ciência está presente no cotidiano, desde os aparelhos eletrônicos até os alimentos consumidos. No entanto, nota-se um distanciamento da sociedade em relação ao uso prático do conhecimento científico. Para enfrentar esse desafio, é crucial desenvolver o pensamento científico e crítico desde a educação básica, visando, capacitar os indivíduos a aplicarem esses conhecimentos na resolução de problemas do dia a dia. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é utilizar a experimentação por investigação atrelada a contextualização no contexto do ensino sobre soluções na disciplina de Química com estudantes do 2° ano, tendo como finalidade o exercício do pensamento científico e crítico e a superação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes na disciplina de Química e do distanciamento por parte dos discentes dos conhecimentos científicos. A intervenção foi realizada na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) Alan Pinho Tabosa, na cidade de Pentecoste-CE, em três cursos: Acadêmico, Informática e Química, contemplando 102 estudantes. A coleta de dados foi realizada em três encontros, sendo o primeiro destinado à sondagem diagnóstica das dificuldades e anseios dos estudantes na disciplina, o segundo a realização da atividade experimental de caráter investigativo, que apresentava como eixo temático a Água e suas atribuições no estudo de soluções e o terceiro o fechamento da aula prática e aplicação de questionário avaliativo. Mediante a análise das observações e das respostas dos estudantes, foram alcançados resultados positivos, que indicam o exercício do pensamento científico e crítico, bem como o envolvimento e interesse dos alunos nas atividades propostas.

Publicado
2024-12-26