UNIDAD EDUCACIONAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA CON LABORATORIOS REMOTOS Y VIRTUALES: UNA ESTRATEGIA DE ENSEÑANZA DE BIOLOGÍA MOLECULAR
Unidade Educacional Potencialmente Significativa com Laboratórios Remotos e Virtuais: uma Estratégia de Ensino de Biologia Molecular
Resumo
Intervenção didática baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa, a partir da qual foi construída uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com apoio na experimentação virtual e remota das principais técnicas da Biologia Molecular aplicadas ao melhoramento genético de plantas. O contexto de desenvolvimento da pesquisa didática refere-se à formação de engenheiros, especificamente, alunos do 9º semestre da Universidade Nacional Experimental de Táchira, Venezuela. Os critérios de construção e avaliação da unidade respondem aos sugeridos por Moreira (2011). O ponto de partida da unidade foi determinado pelos conhecimentos prévios sobre Biologia Molecular que os sujeitos participantes possuíam, identificados e sistematizados através da construção de mapas conceituais, analisados com o método de pontuação unitária. A implantação dos Laboratórios Remoto e Virtual nesta unidade educacional foi possível graças à colaboração do Laboratório de Tecnologia Educacional IB da Unicamp, bem como do UTAH em conjunto com o Cybertory da Universidade de Alcalá, respectivamente. Esta proposta de sequência educativa, longe de propor uma forma única de ensino de Biologia Molecular, representa uma proposta contextualizada com o objetivo de unir esforços na formação de cidadãos com competências científicas, necessárias no contexto social atual.
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