ENSINO DE BOTÂNICA NOS ANOS INICIAIS EM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Teaching Botany in the Early Years in an Investigative Approach in the Light of Meaningful Learning

  • Raquel Silva Cotrim Carvalho Secretaria Municipal de Educação
  • Sabrina do Couto de Miranda Universidade Estadual de Goiás
  • Plauto Simão de Carvalho Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Educação Básica, Abordagem Investigativa, Plantas

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender de que forma o ensino de Botânica, realizado por meio de abordagem investigativa, pode contribuir para a aprendizagem significativa dos estudantes. Foram aplicadas três sequências de ensino investigativas (SEI’s) sobre Botânica a estudantes do 2º ano do ensino fundamental I (anos iniciais) de uma escola pública de Goiás. Foram analisados os desenhos, atividades escritas, mapas conceituais, cartazes e produções textuais dos estudantes que participaram das atividades. A análise dos dados foi feita confrontando as produções dos estudantes e a construção de conhecimentos. Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram vestígios de aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Raquel Silva Cotrim Carvalho, Secretaria Municipal de Educação

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2007). Especialista em Tecnologias aplicadas ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2015). Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC), pela Universidade Estadual de Goiás (2021). Graduanda em Pedagogia pela Universidade Unopar (Segunda Licenciatura). Professora efetiva da Rede Municipal de Educação, atualmente Diretora de Ensino na Secretaria Municipal de Educação de Itaberaí-GO.

Sabrina do Couto de Miranda, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), é especialista em Biologia Vegetal pela UEG, mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Ecologia pela UnB. Se dedica à pesquisa na área de Ensino, voltada à formação de professores e desenvolvimento de Produtos e Processos Educacionais, vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG-Anápolis.

Plauto Simão de Carvalho, Universidade Estadual de Goiás

Licenciado em Biologia (2004) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Especialista em Biologia Vegetal (2006) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Mestre em Botânica (2008) pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutorado Sanduíche pela University of Oxford e Royal Botanic Gardens, Kew (2012). Atualmente é professor na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC/UEG - 2019-2024) com enfoque na formação de recursos com enfoque em estudos de formação de professores, Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem Significativa.

Publicado
2024-12-26