O ESTUDO DE CONCEITOS DE FÍSICA NA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO FERRAMENTAS LÚDICAS

The Study of Physical Concepts in the Junior High School using Ludic Tools

  • Carlos Roberto da Silveira Junior
Palavras-chave: Física, jogo educacional, máquinas simples

Resumo

A Física se mostra presente no dia a dia de diferentes formas e máquinas e equipamentos. Porém, o ensino de Física para as séries iniciais do ensino fundamental, mesmo sem envolvimento de cálculos matemáticos, representa um desafio. A Física pode ser apresentada para esses alunos de uma forma mais simples, lúdica e conceitual. O objetivo desse artigo foi analisar a utilização da ludicidade via desenhos animados, jogos computacionais e máquinas simples, como instrumentos
metodológicos para o ensino de conceitos de Física relacionados à mecânica, no ensino fundamental I. Para tanto a metodologia faz uso de uma abordagem construtivista em que são apresentadas aos alunos três ferramentas na seguinte sequência: a) cenas de desenhos animados populares; b) o jogo computacional Caracol Bob e c) máquinas simples. Foi avaliado o grau de abstração de conceitos de Física ante a apresentação e demonstração de cada uma das ferramentas, em que o tutor da atividade questionava os alunos em relação a cada um dos cenários. A proposta foi aplicada com alunos do quinto ano e avaliada utilizando-se como fonte de dados qualitativos as gravações das falas dos alunos e do tutor. Como resultados percebeu-se que o lúdico pode simplificar e contextualizar conceitos considerados complexos, possibilitando que os mesmos sejam ensinados em séries iniciais. A interação com máquinas simples fornece bases de construção dos conceitos científicos pelos alunos, permitindo que possam perceber de forma mais clara a presença de ações relacionadas à Física nas outras ferramentas.

Publicado
2020-05-08