EXPLORANDO A LUA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA E LÚDICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Exploring The Moon: A didactic and playful approach to Astronomy teaching
Resumo
Este artigo descreve a aplicação de uma sequência didática e do jogo "Desafio Astronômico: Explorando a Lua" como ferramentas educativas e avaliativas no ensino de astronomia. A metodologia foi aplicada em três grupos distintos de alunos, com resultados positivos em termos de engajamento, compreensão dos conceitos astronômicos e aumento do interesse pelo tema. A análise dos dados quantitativos revelou melhorias significativas na compreensão dos alunos sobre os movimentos da Lua, suas fases, eclipses e sua importância para a Terra. Além disso, foram identificadas lacunas no conhecimento prévio dos alunos, o que direcionou intervenções pedagógicas específicas para preencher essas lacunas. Os resultados indicam que a integração de jogos educativos no ensino de astronomia pode ser uma abordagem promissora para enriquecer a experiência educacional e estimular a aprendizagem significativa dos alunos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.