EXPLORANDO A LUA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA E LÚDICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA

Exploring The Moon: A didactic and playful approach to Astronomy teaching

  • Joyce Ribeiro Evangelista Instituto Federal do Espírito Santo
  • Lucas Sá dos Santos
  • Adriano Mesquita Oliveira
Palavras-chave: Educação em astronomia; Sequência didática; Jogos educativos; Fases lunares; Movimentos lunares; Eclipses; Engajamento dos alunos; Resultados de aprendizagem; Intervenções pedagógicas; Aprendizagem ativa

Resumo

Este artigo descreve a aplicação de uma sequência didática e do jogo "Desafio Astronômico: Explorando a Lua" como ferramentas educativas e avaliativas no ensino de astronomia. A metodologia foi aplicada em três grupos distintos de alunos, com resultados positivos em termos de engajamento, compreensão dos conceitos astronômicos e aumento do interesse pelo tema. A análise dos dados quantitativos revelou melhorias significativas na compreensão dos alunos sobre os movimentos da Lua, suas fases, eclipses e sua importância para a Terra. Além disso, foram identificadas lacunas no conhecimento prévio dos alunos, o que direcionou intervenções pedagógicas específicas para preencher essas lacunas. Os resultados indicam que a integração de jogos educativos no ensino de astronomia pode ser uma abordagem promissora para enriquecer a experiência educacional e estimular a aprendizagem significativa dos alunos.

Publicado
2025-05-04