ENSINO DA FÍSICA NA PERSPECTIVA ETNOFÍSICA: UM PROCEDIMENTO DIDÁCTICO DE UMA AULA SOBRE A GRANDEZA FÍSICA FORÇA NA 11ª CLASSE EVIDENCIADO NAS TÉCNICAS DE CAÇA DO POVO CHOKWE EM ANGOLA.

Teaching Physics from an ethnophysical perspective: a didactic procedure of a class on physical strength in the 11th grade evidenced in the hunting techniques of the Chokwe people in Angola.

  • Jossias João Domingos Magistério Comandante Simione Mucune do Andulo
  • Jorge Maria Gonçalves Mayer
  • Marcelo Borges Rocha

Resumo

O presente artigo apresenta um procedimento didáctico de uma aula sobre a grandeza física força evidenciado nas técnicas de caça do povo chokwe em Angola para o Processo de Ensino-Aprendizagem da Física na 11ª Classe no Liceu nº 55 Comandante Tala Hady no Município do Cuemba-Bié. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, dentro do enfoque etnográfico. Para obtenção da informação fez-se o uso de uma observação participativa das técnicas de caça do povo chokwe e de uma entrevista aos caçadores localizados na aldeia de Safulhi, no Município do Cuemba. O resultado permitiu ao professor desenvolver uma aula de Física, relativamente a grandeza física força a partir da apropriação das práticas socioculturais dos alunos, abrindo novos caminhos para a descolonização cultural, valorizando nesse sentido a sua cultura, bem como proporcionar uma aprendizagem contextualizada.

Publicado
2025-05-04