IMPORTÂNCIA DE MODELOS DIDÁTICOS NA REVITALIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS
Importance of teaching models in revitalizing a science laboratory
Resumo
O artigo relata uma intervenção do PIBID no processo de revitalização do Laboratório de Ciências de uma escola do interior do RS. Em diagnose, os pibidianos constataram que o Laboratório da escola estava sendo usado como um almoxarifado. Através de uma intervenção, possibilitaram a revitalização do mesmo para uso de aulas prática, organizando o espaço em termos de estrutura física, mesmo com recursos laboratoriais limitados e em contextos socioeconômicos desfavoráveis, sendo criado para tanto, modelos didáticos para o espaço, no intuito de proporcionar aos alunos uma formação científica mais contextualizada e atrativa. Ao ser avaliado pelos alunos as ações de intervenção, verificou-se que o uso de modelos elaborados e as aulas práticas se mostraram favoráveis, indicando serem facilitadores de aprendizagem, além de ser afirmado pelos participantes que o ambiente se tornou atrativo para as aulas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.