MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO MOVIMENTOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CENTRADA EM EXPERIMENTOS
Motivation and learning of contents movements through a didactic sequence centered in experiments
Resumo
Este trabalho descreve as contribuições de uma sequência didática, inspirada no contexto teórico da multimodalidade e múltiplas representações e centrada em três experimentos. Foi aplicada numa turma do terceiro ano do curso de formação de docentes integrado ao ensino médio modalidade normal. Os dados foram coletados principalmente por meio de dois questionários. O primeiro, sobre a motivação para aprender Física e estratégia de estudo, exigiu respostas em escala Likert. O segundo, sobre os conceitos do conteúdo movimentos, deu abertura para respostas discursivas. As respostas do primeiro questionário e parte do segundo foram analisadas quantitativamente. A análise qualitativa foi realizada a partir das respostas a duas perguntas do segundo questionário. Os resultados evidenciaram que essa sequência pode ser uma alternativa no processo de ensino e aprendizagem de Física para o ensino médio nas escolas públicas, principalmente às mais carentes em laboratórios de Física.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.