EXPLORANDO O 'SAVE RALPH' NO ENSINO DE BIOÉTICA: EFICÁCIA E PERCEPÇÃO ESTUDANTIL SOBRE TESTES EM ANIMAIS

Assessing the Impact of 'Save Ralph' in Bioethics Education: Student Engagement and Awareness on Animal Testing

  • Lidianne Salvatierra Universidade Federal do Norte do Tocantins
Palavras-chave: Estratégia de ensino, Experimento com animais, Metodologia ativa

Resumo

O ensino de bioética deve ser inovador e menos processual, utilizando ferramentas diferenciadas que promovam um aprendizado dinâmico e estimulante, com a manutenção da profundidade e seriedade das questões éticas nas áreas científicas. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo avaliar uma proposta de atividade baseada na análise da animação Save Ralph para a sensibilização dos alunos aos temas de uso de animais na produção de produtos cosméticos e desenvolvimento de argumentação crítica sobre esse processo na Bioética. A pesquisa teve como participantes 37 alunos de um curso de Biologia de uma universidade federal. A metodologia teve abordagem qualitativa a partir da análise dos discursos dos alunos após assistirem a animação e construírem um relato crítico a partir de perguntas norteadoras. A análise dos dados obtidos revelou que os alunos conseguiram desenvolver argumentações reflexivas sobre a percepção social sobre o tema e também apresentaram as visões particulares que se conectaram com conteúdos específicos como o princípio da não maleficência e a teoria utilitarista. Além disso, os ensaios críticos acionaram reflexões interessantes sobre temas pouco abordados e ainda sem consenso na disciplina como o direito dos animais. Os resultados apontam a efetividade da proposta como uma abordagem diferenciada sobre o uso de animais em experimentações científicas com foco na produção de cosméticos.

Publicado
2025-05-04