EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER) NA FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA: ABORDANDO A TEMÁTICA CORANTE AZUL

Education for ethnical-racial relations (EERR) in teacher training in chemistry: approaching the theme blue dye

  • Eliete Lucia Silva Secretaria Estadual de Educação de Goiás, Colégio Estadual Assis Chateaubriand
  • Marysson Jonas Rodrigues Camargo Instituto Federal de Goiás - Campus Uruaçu
  • Ana Canavarro Benite Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Lei 10.639/03, Formação inicial de docentes, Cultura africana, Corante azul

Resumo

Este estudo teve como objetivo apresentar e refletir sobre uma experiência de inclusão dos temas englobados pela Lei 10.639/03 – que obriga o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica – em um curso de formação de professores(as) de Química em uma universidade estadual da região Centro-Oeste. Mais específicamente a temática abordada foi a extração do corante azul a partir da Indigofera tinctoria considerando-a como biotecnologia do oeste do Sudão (Mali). Foi desenvolvida uma intervenção pedagógica (IP) em uma disciplina específica e obrigatória do referido curso, com alunos do 7º período, a qual foi gravada em áudio e depois transcrita para posterior análise. A investigação foi caracterizada como uma pesquisa-ação, e os dados foram discutidos por Análise de Conversação (AC). Nossos resultados demonstraram a existência de contradições no desenvolvimento da IP relacionada à discussão sobre racismo, identificamos o deslocamento epistêmico na proposta e é possível por meio dela  discutir conceitos químicos concomitantemente à discussão de africanidades e história africana.

Publicado
2025-05-04