PROJETO INVERTEBRADOS DO DIA A DIA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA EM SUBSTITUIÇÃO DE AULAS DE CAMPO NO ENSINO SUPERIOR
The Invertebrates in Everyday Life Project: A Proposal for a Practical Activity as an Alternative to Field Classes in Higher Education
Resumo
O presente trabalho descreve o desenvolvimento de uma proposta de atividade didática alternativa as aulas de campo e práticas laboratoriais da disciplina de Zoologia de Invertebrados que foi aplicado durante o período pandêmico de Covid-19. A proposta didática foi baseada na construção de um relatório intitulado de “Invertebrados do Dia a Dia” que deveria ser completado e preenchido com fotos e informações de ao menos dez tipos diferentes de invertebrados que o aluno encontrasse no seu cotidiano. Em aula assíncrona, os alunos foram apresentados a proposta e como ela deveria ser conduzida. Cada aluno deveria fotografar ao menos dez invertebrados, que poderiam ser do mesmo grupo, porém deveriam parecer morfologicamente diferente. A proposta foi realizada ao longo da disciplina e os resultados dos relatórios foram utilizados para a validação da atividade. A análise dos dados revelou que a proposta alcançou o objetivo de permitir que os alunos tenham contato com diferentes grupos de invertebrados e também se revelou como uma atividade dinâmica, diferenciada e divertida. Os principais pontos positivos da viabilidade do uso da atividade estão no fato de ser uma proposta com baixo risco e custo, fácil de ser completada e pode ser modificada tematicamente para diferentes áreas da Ciências.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.