METODOLOGIAS ATIVAS E HQS: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA EM CLUBES DE CIÊNCIAS

Active Methodologies and Comics: A New Perspective for Teaching Botany in Science Clubs

  • Ana Clara Ferreira Leão Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Brenda de Lima Marques
  • Maria Eduarda Brandão Machado
  • Evelyn Christina de Jesus
  • Keyth Lorraine Lopes de Assis
  • Reisila Simone Migliorini Mendes
  • Fernanda de Jesus Costa
Palavras-chave: Clubes de ciências; Aprendizagem baseada em problemas, educação botânica.

Resumo

O ensino de botânica apresenta dificuldades devido à sua complexidade e terminologias, distantes da realidade dos alunos. Esses desafios podem estar relacionados com a falta de estratégias didáticas diferenciadas que consigam aproximar os conceitos teóricos da vivência cotidiana dos alunos, tornando o conteúdo mais acessível e significativo. Para contribuir para o ensino e a aprendizagem, foi proposta a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) com metodologias ativas. As HQs, já presentes no cotidiano infanto-juvenil, podem tornar o ensino de botânica mais aplicado. A combinação dessas ferramentas oferece uma abordagem mais contextualizada, potencializando a compreensão e o engajamento dos alunos em Clubes de Ciências.

Publicado
2025-05-04