METODOLOGIAS ATIVAS E HQS: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA EM CLUBES DE CIÊNCIAS
Active Methodologies and Comics: A New Perspective for Teaching Botany in Science Clubs
Resumo
O ensino de botânica apresenta dificuldades devido à sua complexidade e terminologias, distantes da realidade dos alunos. Esses desafios podem estar relacionados com a falta de estratégias didáticas diferenciadas que consigam aproximar os conceitos teóricos da vivência cotidiana dos alunos, tornando o conteúdo mais acessível e significativo. Para contribuir para o ensino e a aprendizagem, foi proposta a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) com metodologias ativas. As HQs, já presentes no cotidiano infanto-juvenil, podem tornar o ensino de botânica mais aplicado. A combinação dessas ferramentas oferece uma abordagem mais contextualizada, potencializando a compreensão e o engajamento dos alunos em Clubes de Ciências.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.