ESTUDO DO MOVIMENTO VERTICAL POR MEIO DAS CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS E DA SEQUÊNCIA FEDATHI EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE PORTEIRAS – CE

The Study of Vertical Movement through Spontaneous Conceptions and the Fedathi Sequence in a High School in the city of Porteiras – CE

  • Erika Sousa de Araújo
  • Romário Felinto Rafael Universidade Federal do Cariri
  • Francineide Amorim Costa Santos
Palavras-chave: Movimento vertical, Aprendizagem Significativa, Concepções Espontâneas

Resumo

Este estudo explorou metodologias alternativas de ensino com o intuito de proporcionar aulas interativas sobre o conteúdo de movimento vertical na disciplina de Física do ensino médio, de tal forma a promover a reestruturação dos conhecimentos prévios dos alunos e promover o pensamento crítico e reflexivo, além de romper o ensino tradicional. A pesquisa é de natureza qualitativa e com fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Buscou-se compreender os conhecimentos prévios presentes na estrutura cognitiva dos aprendizes através de perguntas iniciais e trabalhar de acordo com as informações já conhecidas por eles, bem como aliar as Concepções Espontâneas com a Sequência Fedathi por meio de um conjunto de passos, tais como, Tomada de Posição, Maturação, Solução e Prova, durante um período de 3 (três) aulas para alunos do primeiro ano do Ensino Médio, com o uso de atividades experimentais, mapas conceituais nas aulas teóricas e no desenvolvimento e construção de um texto por parte dos discentes para exame de consciência sobre a temática proposta. Observou-se nos resultados compreensões que indicam evolução nas concepções do conhecimento científico por parte de alguns alunos sobre os conceitos de gravidade e queda livre, bem como a necessidade de aprimorar o fortalecimento de conteúdos com práticas pedagógicas diferenciadas e relevantes durante as aulas da disciplina. A análise dos resultados evidenciou diferentes níveis de concepções por parte dos discentes, pois enquanto alguns demonstraram compreensão com base sólida sobre o assunto, outros apresentaram algumas dificuldades sobre os conceitos abordados. O estudo fornece insights valiosos para o aprimoramento do ensino do movimento vertical, enfatizando a importância de fortalecer conceitos-chave e abordar concepções espontâneas para garantir uma compreensão abrangente por parte dos alunos.

Publicado
2025-05-04