INTERVENÇÃO CONTRA A DESINFORMAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NO SUL DO BRASIL
Intervention Against Disinformation in Elementary School Science Classes: A Case Study in Southern Brazil
Resumo
A ampla disseminação de informações falsas em meios virtuais vem sendo considerada um problema social de grandes proporções, afetando desde a saúde pública até a própria democracia. Diversas investigações vêm sendo desenvolvidas, no sentido de compreender e enfrentar esse fenômeno e seus desdobramentos. A chamada Inoculação Contra a Desinformação é uma das estratégias que vêm se mostrando promissoras para o enfrentamento do problema em tela. Aqui, nós realizamos um estudo de caso, com o objetivo de analisar o processo de implementação de uma intervenção em sala de aula, na disciplina de Ciências da Natureza. A implementação foi realizada junto a turmas de sétimo ano do ensino fundamental, pelo professor regente, em uma escola municipal da região serrana do Rio Grande do Sul, e contou com 38 participantes. A coleta de dados foi realizada através de questionários, material produzido pelos estudantes e anotações do professor, em um diário de bordo. Os dados foram analisados através de métodos mistos, incluindo o uso de análise de conteúdo, e também de estatística descritiva e inferencial. Nossos resultados sugerem que houve um desenvolvimento e utilização parcial, por parte dos estudantes, da habilidade de identificar estratégias de manipulação para o reconhecimento de informações falsas. À luz dos dados, tal desenvolvimento parece poder ser aprimorado através de modificações na intervenção, como a adição de elementos associados à Alfabetização Midiática e Informacional e à leitura lateral. A intervenção pareceu alterar o escopo de critérios utilizados para o julgamento de informações na internet, mas não alterou a percepção dos estudantes sobre sua confiança em cientistas, vacinas, meios de comunicação, bem como a percepção sobre a própria habilidade em reconhecer informações falsas e verdadeiras. Nossos achados também reforçam a segurança e a potencialidade da utilização de peças desinformativas como subsídio para abordagens pedagógicas, destacando aspectos a serem considerados para uma Educação em Ciências contra a desinformação.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.