UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE A LUA A PARTIR DE CONTAÇÃO DE “HISTÓRIA PROBLEMATIZADORA”: ENTRE A IMAGINAÇÃO E O CONHECIMENTO
A proposal for teaching about the moon from “histótia problematizadora”: between imagination and knowledge
Resumo
Este estudo trabalha com os conhecimentos que 37 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental possuem a respeito do movimento aparente da Lua. Para tanto, utilizamos a contação de “história problematizadora”, que é um texto fictício, com final aberto, que termina com uma pergunta, conduzindo os alunos a desvendar os problemas propostos. Parte de sua solução está na observação do ambiente externo,neste caso, o céu da escola onde fora implementada. Logo, nosso problema foi: que conhecimentos sobre o movimento aparente da Lua são modificados, dos estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental ao participarem da contação de “história problematizadora” envolvendo tal tema?Os dados da pesquisa foram obtidos a partir de entrevistas e falas dos alunos ao participarem da atividade, além das explicações sobre desenhos que produziram. Discutimos a natureza de tais conhecimentos e as implicações do trabalho com a história problematizadora no ensino de Astronomia.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.