ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE USO DE MAPAS CONCEITUAIS E AULAS PRÁTICAS (RJ-BRASIL)

Geosciences teaching in the elementary school:a study case about the use of conceptual maps and experimental classes (RJ-Brazil)

  • Andressa Raiane de Souza Firmino
  • Jane Ranjel Alves Barbosa
  • Ana Paula de Castro Rodrigues
Palavras-chave: Mapa conceitual, geociências, ensino

Resumo

O estudo visou verificar o uso do mapa conceitual como ferramenta de análise prévia da organização dos conceitos geocentíficos em três intervenções, após aula teórica e prática de Ciências,com uma turma de 22 alunos do6° ano do ensino fundamental em uma escola privada do bairro de Jardim Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro/RJ. As intervenções apresentaram um número maior de palavras ligadas ao tema após a aula prática, em especial,a primeira e a terceira intervenção.Houve redução de palavras que não se enquadravam no contexto da aula dentro dos mapas e de conexões aleatórias, podendo afirmar que o uso de atividade experimental auxilia a fixar ou estabelecer conceitos que não foram bem organizados previamente pelo aluno e que o mapa conceitual, além de refletir o entendimento do aluno, pode ser um avaliador de diversos recursos pedagógicos em diferentes realidades.

Publicado
2020-05-14