A EXPERIMENTAÇÃO EM QUÍMICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA A COMPREENSÃO DA ACIDIFICAÇÃO DOS OCEANOS

Experimentation in chemistry as a teaching methodology for understand ocean acidification

  • Talissa Naomi Oka
  • Alessandro Vieira Neiverth
  • Camila Fabricio Kerkhoff
  • Eliane do Rocio Alberti Comparin
  • Guilherme Sippel Machado
Palavras-chave: Indicadores ácido-base, Conscientização Ambiental, Acidificação dos Oceanos

Resumo

A experimentação é uma metodologia de ensino amplamente utilizada na área de química, e pode ser empregado também na abordagem de temas relativos à conscientização ambiental dos estudantes. Neste sentido, o presente trabalho traz uma proposta de experimento utilizando um indicador natural ácido-base de feijão preto, que pode ser empregado pelos estudantes para avaliar se soluções inicialmente desconhecidas para estes apresentam caráter ácido ou básico. Dentre as soluções testadas está a água do mar, que apresenta caráter básico. Sendo que, a partir da constatação deste fato pelos estudantes, posteriormente pode-se ocorrer a discussão da temática ambiental, com abordagem específica da acidificação dos oceanos.

Publicado
2020-05-14