A UTILIZAÇÃO DAS PARÓDIAS “XOTE CHAGÁSICO” E “DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA” COMO ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.

The use of the "Xote Chagásico" and "Dengue, Zika and Chikungunya" parodies as health education strategies for science and biology education.

  • Nathália de Assis Rodes
  • Ana Flávia Silva Mesquita
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros
Palavras-chave: Ensino para a saúde, Paródia como estratégia de ensino, Ciência e arte

Resumo

A educação básica no Brasil enfrenta diversos problemas, como, por exemplo, a insistência em transmitir assuntos e conceitos complexos para os alunos utilizando métodos tradicionais que, além de antiquados, são pouco atrativos para os discentes. Assim, é necessário buscar métodos alternativos e mais didáticos para motivar os alunos a aprender. Visando contribuir para a educação em saúde os autores elaboraram duas paródias das músicas “Humilde Residência”, de Michel Teló, para abordagem de Dengue, Zika e Chikungunya e “Xote da Alegria”,do grupo Falamansa,como estratégia pedagógica para o ensino da doença de Chagas. Espera-se favorecer as comunidades escolares que tenham acesso a este material, de forma a desenvolver a criatividade, ludicidade e o uso da arte.

Publicado
2020-08-01