ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR POR MEIO DO USO DE MODELO FÍSICO CONSTRUÍDO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS E DE BAIXO CUSTO
Teaching of Molecular Geometry using physical model built with recyclable, low cost materials
Resumo
A Química pode ser compreendida por meio de representações em nível macroscópico (observável a olho nu), submicroscópico(referente ao mundo atômico-molecular) e no nível simbólico (a linguagem da Química). O conceito de geometria molecular pode ser ensinado por meio do uso de modelos moleculares. A proposta desse trabalho foi utilizar um modelo molecular construído com garrafas PET para ensinar o conceito de geometria molecular. O referencial teórico da pesquisa foi a teoria de modelos mentais de Johnson-Laird (1983). Os sujeitos da pesquisa foram 12 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de São Carlos/SP. Foram feitos quatro encontros com duração de duas horas cada e os alunos construíram os seus próprios modelos com garrafas PETe outros materiais de baixo custo. Foram realizadas aulas teóricas e resolução de exercícios com o uso dos modelos moleculares para ajudar na representação das espécies químicas em nível submicroscópico e também como meio para transitar para o nível simbólico. Os dados foram coletados por meio de pré-teste e pós-teste. Foram observadas melhorias na compreensão sobre o conceito de geometria molecular e na forma de representar os símbolos químicos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.