POTENCIALIDADE DE UM PLANO DE ENSINO PAUTADO NA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA(AEP) À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICAEM QUÍMICA
Potentiality of a teaching planbased of Problematized Experimental Activity(PEA)to the Scientific Literacyin Chemistry
Resumo
Apresenta-se e discute-se neste artigo resultados emergentes da elaboração e desenvolvimento de uma proposta pedagógica, aqui denominada de plano de ensino, para a componente curricular de Química, com centralidade experimental. Sob diretrizes da Atividade Experimental Problematizada (AEP), objetiva-se o favorecimento de uma Alfabetização Científica, isto é, a qualificação na leitura e intervenção científicas dos sujeitos em seu próprio contexto. Como público-alvo, dispôs-se de uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola da Educação Básica do município de Caçapava do Sul/RS, tendo sido selecionado o tema funções inorgânicas como base curricular/conteudinal. Essa pesquisa pode ser classificada como qualitativa, tendo em vista seus meios e métodos. Os dados obtidos foram submetidos à Análise Qualitativae Análise Textual Discursiva(ATD), tendo em vista o que fundamenta, caracteriza e pode qualificar a Alfabetização Científica no contexto escolar em vieses da Química experimental. Percebeu-se, sumariamente, a ampla potencialidade de uma organização teórico-metodológica à experimentação contributiva aos processos de ensino-aprendizagem em Química.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.