INVESTIGAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: SISTEMAS DE HIDROPONIA EM HORTA ESCOLAR PARA DISCUSSÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS

Inquiry in High School: Hydroponic Systems in a School Vegetable Garden for Discussion of Chemical Concepts

  • Kelvia Fabiane Alves de Moura
  • José Aparecido Santos Durães
  • Fernando César Silva
Palavras-chave: Educação em Ciências, nsino de Ciências por Investigação, Experimentação no Ensino Médio

Resumo

O tema soluções no ensino médio é considerado difícil por muitos estudantes, por haver uma valorização dos aspectos que envolvem cálculos matemáticos e aplicações de fórmulas em geral. Dessa forma, para compreensão dos conteúdos químicos, buscou-se trazer para sala de aula uma abordagem investigativa, que além de motivar os estudantes, permitisse uma conexão entre o conteúdo e a vivência deles. Nessa perspectiva, a sequência didática foi desenvolvida em uma escola que possui um projeto de horta escolar, usando o processo hidropônico para aplicação das aulas. Essas aulas contemplaram os aspectos qualitativos e quantitativos no preparo das soluções nutritivas utilizadas nesse processo. Acreditamos que essa abordagem favoreceua compreensão do princípio envolvido nas medições do pH e da condutividade elétrica, que são controles realizados para o bom desenvolvimento da planta em hidroponia.

Publicado
2020-08-04