ARTEFATOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM INOVADORA INTERDISCIPLINAR

Pedagogical Arts for the Teaching of Sciences in Fundamental Education: an Innovative and Interdisciplinary Approach

  • Fernanda de Lima Pinheiro
  • Elena Maria Billig Mello
Palavras-chave: Artefatos pedagógicos, Inovação pedagógica, Ensino de Ciências

Resumo

Artefatos pedagógicos são ferramentas didáticas inovadoras que ajudam no processo ensino-aprendizagem. Esses, em uma pesquisa-ação, foram implementados durante o estágio supervisionado de Ciências daNatureza no Ensino Fundamental, de setembro a novembro de 2016. Envolveram alunos do oitavo ano da Educação Básica, em um município do interior do Rio Grande do Sul -Brasil. O objetivo geral foi refletir sobre o uso de artefatos pedagógicos para propor oensino de Ciências da Natureza sob uma perspectiva interdisciplinar, contextualizada, crítico-criativa e mobilizadora para a (re)construção do conhecimento como inovação pedagógica. O trabalho didático começou com a observação da turma e a contextualização da escola campo de estágio, seguida pela análise das informações e planejamento das aulas, mais especificamente dos conteúdosde Biologia, desenvolvidos interdisciplinarmente. Utilizou-se diário de itinerância em formato de blog da estagiária, bem como observações e conversas informais com a turma. As atividades foram desenvolvidas a partir da metodologia dialética, nos três momentos pedagógicos: mobilização/problematização para o conhecimento, construção/organização do conhecimento e elaboração da síntese/aplicação do conhecimento; sendo que os alunos apresentaram grande interesse nas atividades, assim como apreenderam o conteúdo. Alguns princípios da inovação pedagógica foram vivenciados naruptura com a forma tradicional de ensinar e aprender, com uso de diversos artefatos pedagógicos no desenvolvimento dos conteúdos de forma interdisciplinar e integrada; na valorização dos saberes populares do cotidiano dos estudantes, importantes para a contextualização dos conhecimentos sistematizados; no protagonismodos alunos nas decisões e na valorização das suas produções orais e escritas; e, por fim, no processo de mediação entre os sujeitos envolvidos.

Publicado
2020-08-05