A COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I SOBRE ESTRUTURA E FUNCIONALIDADE VEGETAL

The understanding of Elementary School Students Iabout plant structure and functionality

  • Darcy Ribeiro de Castro
  • Nelson Rui Ribas Bejarano
Palavras-chave: Conhecimento espontâneo, Conhecimento científico, Vegetais, Ensino Fundamental

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido na Cooperativa de Ensino de Central-BA-COOPEC, no período de 2010 a 2012. Trata-se de um estudo com crianças na faixa etária entre 7 e 11 anos de idade. Tem como referencial teórico principal a Teoria Histórico-Cultural, especialmente, no que tange a sua contribuição para formação de conceitos científicos. Este trabalho teve como objetivo investigar como ocorre a compreensão dos alunos do Ensino Fundamental I sobre os conceitos de estrutura e funcionalidade de vegetais mediante aulas teórico-práticas ministrados na referida escola. A coleta de dados foi realizada, tendo em vista a pesquisa qualitativa no âmbito geral mediante observação participante. Os registros foram feitos por meio de gravações, anotações e fotografias. Analisamos os dados transcritos e as imagens selecionadas, de forma comparativa, indicando diferentes níveis de compreensão conceitual dos estudantes. Observamos um aumento gradativo nos conhecimentos espontâneos e científicos, envolvendo a estrutura e função de vegetais, enfatizando a importância deles para o ser humano e para a natureza.

Publicado
2020-08-06