A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO DE ENSINO NÃO FORMAL NA SENSIBILIZAÇÃO DE ESTUDANTES DURANTE ESTUDO DO TEMA ÁGUA

The importance of the non-formal education space in student awareness during the study of the water theme

  • Noelle Diniz Ribas
  • Karina Freitas Cavalari
  • Caio Samuel Franciscati da Silva
  • Rosemary Rodrigues de Oliveira
Palavras-chave: PIBID, água, ensino em espaços não formais, estação de tratamento de esgoto

Resumo

A literatura pertinente orienta que o trabalho com o tema Meio Ambiente deve almejar a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar individual e coletivo, local e global. Objetivando construir junto a alunos do sexto ano do Ensino Fundamental conceitos, valores e atitudes necessárias à preservação do meio ambiente e à convivência equilibrada com a natureza, bem como compreender a importância do tratamento de água e os processos envolvidos no mesmo, foi desenvolvida uma sequência didática por licenciandas em Ciências Biológicas, bolsistas do projeto PIBID/CAPES, na qual se fez uso de metodologias de ensino variadas, com ênfase na visita a espaços não formais. Essa experiência possibilitou às licenciandas refletirem sobre a importância do planejamento de atividades extraclasses, bem como da necessidade de se buscar por outras metodologias de ensino que se afastem da transmissão de conteúdos, uma vez que as sensações despertadas durante a visitação ao espaço não formal não poderiam surgir em um contexto de transmissão/recepção passiva de conteúdos em sala de aula.

Publicado
2020-08-06