EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DE UM SINALÁRIO ILUSTRADO DE QUÍMICA EM LIBRAS
Experience ofElaboratingna IllustratedSignofChemistry in BrazilianSignLanguage
Resumo
Este trabalho objetiva mostrar a dinâmica de elaboração e divulgação de sinais de terminologias químicas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) desenvolvida por um grupo de pesquisa de uma instituição de ensino para surdos e fomentar discussões com relação à ideia da homogeneização de sinais científicos pelo território brasileiro a fim de facilitar o acesso dos surdos e dos intérpretes a esses sinais. Os sinais foram pensados e discutidos entre professoras de Química ouvintes e professoras de Libras surdas, além das contribuições de graduandos de um curso de Letras-Libras e alunos surdos do Ensino Médio da própria instituição. Essa iniciativa justifica-se pela constatação da escassez de metodologias de ensino bem como de terminologias específicas de ciências da naturezaem Libras, apontando que novas investigações precisam ser acrescidas nessa área e divulgadas para os profissionais que lidam diretamente com a realidade educacional.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.