EXTRAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DO ABACAXI COMO PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Extraction of abacaxi essential oil as a proposal for experimentation for students with visual deficiency

  • Misleneda Silva Gomes Oliveira
  • Gustavo Nobre Vargas
  • Anna Maria Canavarro Benite
  • Claudio Roberto Machado Benite
Palavras-chave: Ensino de Química, Experimentação, Óleos essenciais, Ferramentas culturais, Tecnologia Assistiva

Resumo

O processo de extração para obtenção de óleos essenciais pode viabilizar o ensino de vários conteúdos relacionados a situações do cotidiano dos alunos. Entretanto, para alunos com deficiência visual (DV) essa atividade se torna excludente por usar a visão como principal meio de coleta de dados. Contendo elementos da pesquisa-ação, a presente investigação propõe o uso da audiodescrição acompanhada da coleta de dados pelos sentidos remanescentes e o uso de tecnologia assistiva de laboratório como ferramentas culturais para a interpretação do experimento envolvendo a extração do óleoessencial da casca do abacaxi. Nossos resultados apontam que tais ferramentas podem contribuir para a inclusão dos DV na atividade, para a familiarização com ferramentas e técnicas específicas dessa cultura e o distanciamento crítico do conhecimento cotidiano contribuindo para a aprendizagem de conteúdos escolares e para a formação cidadã.

Publicado
2020-08-06